Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Entrevista com Sass Brown

   Nós conseguimos uma entrevista exclusiva com Sass Brownprofessora da universidade FIT(Fashion Institute of Technology) de Florença. Ela escreveu o livro ECO Fashion onde ela fala sobre sua experiência com moda sustentável.  


Girls Next Dior -  No seu livro, ECO Fashion, você fala sobre como sustentabilidade está se juntando com a moda, como você acha que os estilistas mais "conservadores" irão aceitar uma possível mudança no mundo da moda, já que estamos enfrentando problemas no meio ambiente? Você acha que a industria de moda couture também irá aceitar trabalhar com materiais sustentáveis?  
Sass Brown - Eu não acho que seja uma escolha, todos nós vivemos em um planeta que está em crise que não parece que vai desaparecer tão cedo, o que nos força a mudar o jeito que vivemos e trabalhamos. Para estilistas também, não importando se eles trabalham com couture ou não. Existem estilistas como Vivienne Westwood que trabalham com couture e já começaram a fazer coleções com "comércio justo", e também a estilista Linda Loudermilk que só trabalha com materiais sustentáveis. Eu gosto de escrever sobre os designers que estão quebrando os limites, então não tendo a escrever sobre mais "conservativos", mas a H&M acabou de lançar sua segunda "coleção consciente" e o Walmart é o maior comprador de algodão orgânico.              

GND - E os consumidores? Já que você ensina moda sustentável, como os seus estudantes e outras pessoas estão aceitando esses produtos?
SB - O mercado ainda tem que superar a ideia de que a moda sustentável é entediante e chata, mas precisará de tempo e mais estilistas para acabar com esse estereótipo. Os consumidores e estudantes precisam ter um entendimento melhor sobre a moda ecológica e os estilistas podem ajudar nisso. Esse foi o impulso de escrever o livro. Eu senti que era importante mostrar o incrível trabalho sendo feito em conjunto com a ecologia e ética, e celebrá-lo           


GND - Eu li que você morou aqui no Brasil por vários anos, você teve a chance de trabalhar com moda sustentável aqui? Ou conhecer alguns estilistas, como Ronaldo Fraga, que trabalham com isso? 
SB - Meu coração é carioca :-) Eu fiquei no Rio por uns 4 meses a cada ano, por 5 anos. Primeiro eu fui apresentada ao trabalho de Carlos Miele e à cooperativa que ele trabalhava na época, Coopa-Roca, há alguns anos atrás. O fundador da Coopa-Roca é agora um grande amigo meu e eu fui voluntária no trabalho dele por anos, que era baseado na Favela da Rocinha. Também trabalhei com alguns estilistas de sucesso, no Brasil e fora. Além da Coopa-Roca, eu também ajudei em outras cooperativas no Brasil, como uma empresa que fazia bordado no centro do País e ensinei em workshops no Peru.                                        

GND - Você tem alguma dica para nossos leitores ajudarem o planeta enquanto ficam na moda?
SB - Fazer compras com consciência. Tentar comprar roupas que você ame e de boa qualidade, para usar por um bom tempo. Pense em comprar roupas vintage e sobre onde os seu produtos realmente vem, como são feitos e quem faz. Fast fashion pode ser barata, mas quem paga o preço é o meio ambiente.         


                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário