Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Ser "verde" agora é o novo preto

   Alguns do nossos estilistas preferidos sabem o que fazer quando o assunto é ecologia e consciência, que tal copiar mais essa tendência deles?
   O inovador Alexander McQueen, usou como inspiração em suas muitas coleções, a Teoria da Evolução, de Darwin. Em “Plato’s Atlantis"(2009) ele alegou que acreditava que a humanidade, devido aos desastres naturais, teria que voltar ao seu lugar de origem: a água. Em outra coleção, com a mesma inspiração e matérias primas como cristal, granito e madeira, “Natural Dis-tinction Un-natural Selection”(2008) teve seu desfile rodeado por animais de pelúcia em tamanho real  para protestar contra uso de peles(é preciso lembrar que no passado ele chegou a usar peles de animais, mas que haviam sido abatidos para a indústria da carne). Ao final do desfile ele estilista apareceu com uma fantasia de coelho, retratando a evolução, ou devo dizer, a revolução. Em 2006, provando que poderia fundir beleza, natureza e tecnologia, usou flores vivas em um vestido da coleção “Sarabande”.
   Enquanto McQueen se inspirava, a londrina Vivienne Westwood servia de inspiração. Ela foi à África para fazer bolsas criadas de materiais reciclados como lonas, banners e tendas de carros de safari. As bolsas foram costuradas por mulheres africanas que sofrem com a pobreza e com o vírus da AIDS. Ela ajudou mais de 7 mil mulheres com o projeto Ethical Fashion Africa Collection.
    Além dos dois outros, estilistas como Stella McCartney, filha do ex-Beatle Paul McCartney, que é vegetariana e defensora dos diretitos dos animais, também fazem a diferença não usando peles ou usando algodão orgânico como Armani e Levi’s. A Levi's ainda está reduzindo o consumo de água na hora de fazer as roupas. A loja Organic Avenue em Nova York é especializada em roupas sustentáveis e na London Fashion Week existe um estande chamado Esthetica, que divulga o trabalho de estilistas “verdes”.

   São atitudes assim que mudam e melhoram o mundo, atitudes individuais como os nossos entrevistados ou atitudes em conjunto, como essas lojas, e outras que além da próxima coleção se preocupam, também com o meio ambiente.

2 comentários:

  1. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estaremos por aqui conferindo as novidades.
    Desejamos a vc um ótimo final de semana.
    Super beijos da Glorinha.
    http://sbrincos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Glorinha, pode vir sempre tá? haha
    ótimo final de semana pra você também :)
    Beijos

    ResponderExcluir